FUNDO.png
HoME Menu.png
BLOG.png
Search

Como escrever VOTOS personalizados

O desejo de noivos e noivas escreverem os próprios votos tem aumentado muito. Isso mostra que as pessoas estão se dedicando ainda mais a seu parceiro e, claro, querem sair bem na fita. E é para estes noivos e noivas, vocês aí, que escrevemos esse post.

Dizer “te amo”, “eu prometo te honrar e respeitar” são trechos padrão. Todo mundo usa. Que bom! São frases importantes. Mas, podemos melhorar esse repertório aí, não acha?!


Podexá que aqui iremos te ajudar com o passo a passo


COMO CRIAR VOTOS PERSONALIZADOS que vão fazer até a sogra e sogrão se emocionarem. Agora gostou, né?! Let’s go bora, galera!


Primeiro, dedique um tempo de qualidade para criação dos seus votos. Comece a pensar e escrever, preferencialmente, meses antes do casamento. Não deixe para os últimos dias! Os votos são assunto sério e é uma das partes mais importantes da cerimônia de casamento.

Você precisa ter muito claro na mente que essas palavras escritas por você serão dirigidas ao seu amado(a) e, portanto, precisam fazer sentido para vocês dois. Não é algo para se sair bem na frente dos convidados. Deve haver conexão, afeto, amor e carinho. Se você emocionar o seu parceiro, os convidados vão achar o máximo, pode crer. Mas não perca seu jeito, não precisa escrever nenhum best seller, ou melhor, escreva o seu best seller com simplicidade e coloque o seu tempero, a sua feição que vai dar bom.


Dadas as primeiras coordenadas, bora começar o esboço.


Votos de casamento personalizado: Por onde começar?

Antes de tudo, NÃO COPIE OS VOTOS DA INTERNET. Pense no seu companheiro e em como suas palavras valem mais do que qualquer Ctrl + C e Ctrl + V. Pense na mensagem que quer transmitir e deixar guardada na memória de um momento importante.

É necessário pontuar também o local da cerimônia. Se a celebração será feita em uma igreja com um pastor, padre ou afins, leve em consideração o ambiente e suas especificidades para não faltar com delicadeza. Mas se for um celebrante de casamento ou um local menos formal, aí valha-se da informalidade e, se desejar, ouse mais.

Segue alguns passos que podem te ajudar nessa caminhada:

· Primeiro parágrafo: Citar uma parte da história dos dois

· Segundo parágrafo: A importância dele(a) para você

· Terceiro parágrafo: O que você espera para a vida a dois..

· Quarto parágrafo: Promessas de amor


Escreva parágrafos com esses tópicos, isso vai abrir possibilidades sobre o que falar nos seus votos. Agora vamos esmiuçar esses passos para te ajudar.

Seja você mesmo. Coloque a sua personalidade e sentimentos nos votos. Se você e seu parceiro forem mais descontraídos, brinque com isso, conte partes engraçadas da história de vocês. Se são mais românticos, abuse dos sentimentos, poemas e loves. Mescle e equilibre-se, use o engraçado e o romantismo, o amor e o humor.


Cite uma parte da história de vocês juntos

Essa é uma boa forma de começar os seus votos de casamento personalizado. A história é de vocês e não se repete com outros. Comece a escrevendo como foi o início do relacionamento de vocês, por exemplo, o que sentiu quando se conheceram ou coisas que acontecerem com o passar do tempo e que foram marcos no relacionamento. Relembre momentos em que vocês estavam juntos e que só vocês saibam o quanto foi especial.


A importância dele(a) na sua vida

Só você sabe o quanto ele(a) é importante na sua vida e só você pode falar isso com o seu olhar e emoção. Descreva o sentimento que você tem quando está ao lado da pessoa amada, o quanto sente falta quando estão longe e como tem saudade mesmo estando perto.


Expectativas para a vida a dois

Com certeza vocês têm planos para o futuro. Revele alguns desses planos nos votos se achar apropriado, ou se você tem algum plano que ainda não contou, pode ser uma boa hora para revelar.


Faça suas juras de amor

Agora é a parte final! É aqui que você fala de tudo e mais um pouco sobre seu amor mais profundo. Seja real e verdadeiro e prometa e se comprometa com o outro com responsabilidade, compromisso, olhos nos olhos e sinceridade.

Passados esses 4 passos, você já terá um bom texto de votos.


Analise os seus votos

Agora será o momento dos detalhes finais. Leia o texto algumas vezes, analise o tempo que irá levar para falar ou ler no dia do casamento. Caso ache longo, faça cortes - votos muito longos tendem a cansar os convidados. Caso ache curto, retorne aos passos anteriores e acrescente amor.

Lembre-se sempre de ser autentico, de ser você mesmo. Se ele(a) escolheu você é porque te ama do jeito que você é. Use isso ao seu favor!

Ah, importante. Não revele nada que possa constranger seu amado(a) em seus votos.


Vale improvisar

Se você for aventureiro(a) pode querer não levar nenhuma colinha junto e falar tudo o que tiver no seu coração. Essa é uma boa forma de ser autentico, mas, cuidado, a gente não casa todos os dias, e pode ter certeza que vai dar aquele frio na barriga, talvez até um branco na hora. Se você tem medo disso, use nosso esboço, faça um roteiro dos seus votos e leia ele muitas vezes. Tenho certeza que não vai esquecer o que escreveu e ainda vai conseguir improvisar algumas coisas.


Faça uma colinha

Quando terminar de escrever seus votos, ter analisado tudo, lido várias vezes e feitos os ajustes necessários, chega a hora de guardar essa versão final a 7 chaves.

Faça uma impressão ou coloque em app de notas no seu celular.

Se preferir imprimir, converse com sua assessoria para te entregar o papel no momento dos votos, assim não precisará ficar procurando na hora ou correr o risco de esquecer.

Seja prevenido(a). Não dê chance por azar.

O celular pode ser uma boa pedida, é pequeno e fácil de ler e as pessoas já estão acostumadas a ver isso.


Chegou o grande dia

Assim que você acordar no dia do seu casamento, confira se você tem os seus votos no seu celular ou caso tenha optado por imprimi-lo, confira com a assessoria se está impresso, com quem está, se está tudo ok. Tenha sempre um backup atualizado ou um plano B. Para garantir, faça das duas formas: imprima e coloca no celular, se der algum imprevisto no momento você estará preparado. Melhor pecar pelo excesso.

Agora respire fundo e vá com fé! Com esses passos tenho certeza que você vai conseguir fazer os melhores votos para o seu casamento.

BOA SORTE!